4 de setembro de 2011

Hubble 3D

Este documentário de um pouco mais de 40 minutos é uma experiência das mais fascinantes. Em tecnologia IMAX 3D, mostra a missão de sete astronautas da Nasa, que têm como objetivo trocar um dos espelhos do satélite Hubble. Além disso, são exibidas imagens de estrelas, galáxias e outros elementos do universo que um dia foram captadas pelo satélite. Este documentário, dirigido pela americana Toni Meyrs é uma viagem pelo universo. 

Essa viagem nos mostra, mais uma vez, o quanto somos minúsculos. A narrativa traz a informação de que um bom número de pontinhos de luz espalhados universo a fora, são galáxias como a nossa, constituídas de planetas em formação ou já formados. Neste momento, o cérebro dá um leve nó, pois a dimensão de tudo isso é gigantesca demais para a nossa parca mente. Esse nó também vem acompanhado de uma certa angustia. E para tentar dimensionar tudo isso, podemos dizer, talvez, não tenho tanta certeza, que a terra é um grãozinho de areia no oceano e que nós somos microorganismos, não vistos a olho nu, que caminham por esse grão achando que o mundo gira em torno de nós e acreditando muitas vezes que detemos algum poder diante da natureza. 

Hubble 3D, portanto, é uma experiência bacana de ser vivida, apesar de que, quando o astronautas estão consertando o satélite e utilizam bastante de termos técnicos, um certo desinteresse nos toma conta. Como a imagem de fundo desse momento é o planeta terra, o tédio não é por completo, pois podemos ficar contemplando a nossa casa. Portanto, vale a pena ver, apesar de que quando começa a ficar boa a brincadeira, ela acaba. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário